terça-feira, 28 de setembro de 2010

Criar personagens


Por que desenvolver personagens?

Me afastei um pouco da teoria literária, porém, o artigo de hoje inicia uma série sobre desenvolvimento e criação de personagens. Levei alguns anos para entender a importância das personagens para o enredo. No começo eu estava interessado em desenvolver cidades, com seus detalhes e peculiaridades, de forma mais aprofundada que as cidades criadas por Italo Calvino em "As cidades invisíveis", sem perceber, estava fazendo da cidade uma personagem. O que depois constatei dessa forma de criar foi a limitação do método, pois a cidade como personagem principal faz das personagens/habitantes meros "reflexos" da personalidade dominante do meio/cidade. Foi desse modo que entendi a importância de criar as personagens/habitantes antes do meio onde elas se desenvolverão, permitindo assim uma pluralidade de personalidades para o enredo.
Inverter o método necessitou de um trabalho muito mais minucioso, e confesso primeiramente não dominar ainda de todo essa forma de criação, pois as personagens que criei a partir desse ponto não tinham profundidade tridimensional que desejava, conseguindo unicamente um efeito bidimensional e superficial que não me agradou. Personagens não precisam ter uma realidade exacerbada, como por exemplo "Fritz: the cat" criado pelo desenhista Robert Crumb, Fritz é um gato, sim, completamente hiperbólico em seu comportamento desregrado, é caricato, podemos dizer que sob todos esses aspectos se trata de algo inverossímil na vida real, todavia, para as situações nas quais está envolvido suas escolhas o tornam verossímil e se sua personalidade for dividida em camadas, suas escolhas, mesmo reprováveis e politicamente incorretas para alguns, são completamente humanas, e as quais todos estamos sujeitos. A grande profundidade da personagem, que a torna unica, é o fato de, enquanto nós estamos sujeitos a fazer uma dessas escolhas por vez, Fritz faz todas as escolhas ao mesmo tempo.
E como forma a desenvolver essa criação de personagens tridimensionais passei a estudar obras que obtiveram êxito nesse desenvolvimento para servir de base ao método de criação de personagens tridimensionais.
 A abordagem dessas obras será feita nos próximos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário