sábado, 2 de outubro de 2010

Godard irá para Los Angeles receber o Oscar?



No ano de 2011, a Acadêmia premiará, com o Oscar honorário pelo conjunto da obra, ninguém menos que o cineasta Jean-Luc Godard. Após anos fazendo um cinema totalmente independente, com citações repletas de críticas ao cinema comercial produzido no EUA, e sem nunca ter trabalhado para as empresas de Hollywood, o cineasta que participou da fundação da Nouvelle Vague, terá seu trabalho, finalmente, reconhecido pelo prêmio que mesmo não sendo o de maior importância, com certeza é o mais comentado no mundo inteiro.
A grande polêmica que esse anúncio causou foi o fato de o diretor não responder as cartas, telefonemas e e-mails da academia querendo saber se ele vai ou não para a cerimônia de entrega. Será que o grande crítico do cinema comercial se renderá aos encantos do evento? Ou fará como Marlon Brando e simplesmente renunciará ao prêmio e à premiação? Será que pode-se julgar a importância de uma carreira por receber ou não o Oscar? O próprio Stanley Kubrick nunca ganhou o Oscar.
Ninguém conseguiu fazer Godard comentar o assunto, porém sua parceira, Anne-Marie Mieville, disse a um jornal australiano: 

"Jean-Luc não irá para a américa, está ficando velho para esse tipo de coisa. Iria ele percorrer toda essa distância só para receber um pedaço de metal?"

Godard atualmente vive na Suiça, e de lá não saiu nem para ir ao lançamento de seu último filme "Socialismo" em Cannes que é muito mais próximo que os Estados Unidos.
O que também não o animou a empreitar a viagem, e isso eu também achei um desrespeito com a importância do diretor, é que a entrega não será durante a cerimônia oficial transmitida ao vivo para todo o mundo, mas em um evento separado realizado em Novembro que não é televisionado e é brevemente mencionado durante a cerimônia principal.

"Ele me disse, 'Não é o Oscar,'", disse Anne-Marie Meiville a respeito de quando Godard soube da premiação. "No começo ele pensava que seria parte da cerimônia principal, depois descobriu que é um evento separado em Novembro."

Por esse lado concordo com o diretor em não aparecer, há alguns anos a academia presenteou com o Oscar honorário, Blake Edwards, durante a cerimônia principal. Que importância Blake Edwards tem comparado com o gênio de godard, quando fazer comédias de terceira e não ter talento eram os únicos méritos do diretor americano.

Mieville sugeriu que provavelmente, Godard enviará um representante. Talvez pelo desrespeito, o diretor francês deveria recusar o prêmio também e quem sabe os chefões da academia percebam que está na hora de subir o nível da premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário